SOBRE NÓS
Somos uma iniciativa que visa promover ações diretas com a intenção de construir a autonomia popular e uma melhor relação entre a comunidade e o ambiente, através de atividades sociais, culturais e práticas em diálogo com a sociedade.
Nos organizamos de forma horizontal e autônoma afim de promover a participação ativa da comunidade nos assuntos que se referem ao bem-estar social e ambiental nas diversas esferas de convivência.
Entendemos o ser humano como parte integral do ambiente e também como potencial transformador dele. Por isso procuramos agir na integração do social com o ambiental para uma existência em equilíbrio na natureza e com a natureza.
Nós defendemos que não pode haver conservação do meio-ambiente sem que haja uma relação de respeito e pertencimento entre o ser humano e o bioma onde ele está inserido, percebemos que é preciso criar uma cultura que seja capaz de enfrentar a cultura dominante que vem até hoje destruindo, colonizando e escravizando tanto os seres humanos quanto os outros seres vivos, sacrificando-os ao interesse do mercado. Por isso, estamos abertos à participação de todos e convidamos quem quer que seja a fazer parte deste coletivo.
Para criar esta cultura de contato, pertencimento e respeito com a natureza procuramos trabalhar em conjunto com as comunidades urbanas e rurais buscando resgatar valores que nos levem à uma convivência melhor e mais plena com o ambiente. Portanto, somos um movimento social, cultural e ambiental. Estamos à procura de modos de vida verdadeiramente sustentáveis, que levem em consideração que toda a vida no planeta está interligada e que dependemos da conservação dos ecossistemas para sobreviver.
Nosso foco é fomentar e desenvolver trabalhos baseados em mutirões, oficinas e rodas de conversa, como:
-
a criação de hortas coletivas em espaços urbanos e rurais;
-
a permacultura, a agrofloresta e cultivos orgânicos;
-
apoiar e disseminar arte e cultura;
-
diálogo e trocas de conhecimentos valorizando os saberes populares;
-
promover a educação libertária;
-
estudos e práticas de conservação, reflorestamento e recuperação ambiental;
-
economia solidária;
-
ocupações em lugares abandonados para construir coletivamente espaços de luta e de resistência.
Para que a longo prazo possamos:
-
Desenvolver uma rede de movimentos horizontais que tenham objetivos em comum e que se apoiem mutuamente;
-
Desenvolver junto à comunidade modos de vida alternativos que sejam sustentáveis e acessíveis à toda a população;
-
Realizar projetos culturais e sociais que questionem a destruição sistêmica do meio ambiente e também que levem em consideração questões sociais, como as questões de classe, étnicas, de gênero ou orientação sexual, e que tenha como objetivo a luta social emancipadora dos humanos com a natureza.
Necessitamos da cooperação com outros movimentos e com pessoas de diferentes lugares, estamos e sempre estaremos abertos ao diálogo e à participação de todos, desde que coerentes e complementares ao objetivo maior que é a emancipação social e ambiental.
Por meio deste breve manifesto convocamos todos os que se interessarem pelas ideias aqui defendidas a nos conhecer e fazer parte do nosso movimento.